terça-feira, 19 de julho de 2011

Projeto de Educação Ambiental incentiva controle populacional de animais domésticos

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Anísio Teixeira, no bairro Hípica, na Zona Sul da Capital, desenvolve desde 2010 um programa de controle populacional animal, através da esterilização de cães e gatos das comunidades do entorno. A idéia partiu de estudantes que integram o Projeto de Educação Ambiental da escola, preocupados com o elevado número de animais em situação de abandono e risco. "Fizemos um trabalho de sensibilização da comunidade sobre as questões ambientais que fazem parte de nosso cotidiano, para que reflitam sobre suas atitudes em relação ao meio ambiente de forma a melhorar a qualidade de vida de todos", explica a coordenadora do projeto, professora Cynthia Tarragô Carvalho.
Em outubro do ano passado, durante o I Seminário Guarda Responsável e Defesa de Animais, realizado na escola, foi divulgada pesquisa sobre a realidade local em relação ao bem-estar animal, efetivando o cadastramento de 120 cães e gatos que foram incluídos no programa de esterilização. Deste total, 51 já foram encaminhados à empresa Casa do Cachorro, que realizou os procedimentos, com os custos pagos através de recursos oriundos de campanhas e doações. Os demais animais devem ser esterilizados até o final de agosto, dentro do Programa de Controle Reprodutivo implementado pela Comppad, com os serviços prestados pela clínica veterinária Pet Móvel, licitada pela prefeitura. Na próxima quarta-feira, 20, está prevista uma reunião com os responsáveis pelos animais para discutir a logística e transporte à clínica, com o auxílio da Unidade Móvel II do Projeto Bicho Amigo.

Casa do Cachorro 

Um dos primeiros estabelecimentos que mostrou disponibilidade em ser parceiro de trabalho voltado ao bem-estar animal desenvolvido por uma escola da rede municipal, realizando os procedimentos de esterilização a baixo custo. A empresa pode servir de exemplo a tantas outras desse segmento. Localizada na Estrada da Serraria, 1467, no Bairro Guarujá, a Casa do Cachorro oferece vários serviços de estética, farmácia veterinária completa, que atende todos os dias, inclusive em feriados, transporte de animais, plantão veterinário e loja com variedade de produtos. Há 16 anos no mercado, a empresa, dirigida por Celso Daniel Streda Ribeiro, dispõe do Hotel Pousada que se destaca pela infraestrutura, com amplas e confortáveis instalações, e pelo atendimento, oferecendo aos animais serviços como passeio individual e hidroginástica, entre outros. Informações:www.casadocachorro.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário